Há tempos que eu queria falar desse filme. Acredito que ainda eram as férias de verão quando o vi e, em relação ao figurino, foi o melhor que eu já vi. “A Jovem Rainha Victória” é um filme de 2009, dirigido por Jean – Marc Vallée, estrelado por Emily Blunt e Rupert Friend, que fazem o casal principal. Em si, o filme é aquele romance de sempre, sabe? Mas é bonito porque a rainha se casou com o homem que amava, admirava e era seu melhor amigo. Algo muito difícil na época. Enfim, mulheres, vocês amarão o filme. VAMOS AO FIGURINO!
Então, eu fiquei DOIDA com o figurino. Ainda mais quando encontrei um Flickr com fotos das roupas em exposição. Os detalhes são absuuuuuuuuuurdos! A responsável por esse trabalho é Sandy Powell (ganhadora do Oscar, também, pelo figurino de “O Aviador” e “Shakespeare Apaixonado”). Segundo a figurinista, sua pesquisa foi feita através do arquivo de roupas da Rainha no Palácio Kensington e, do jeito tradicional, através de pinturas. O arquivo foi de muita importância, pois não são todos os filmes de época em que se têm as peças originais para serem replicadas. Além de poder tocar nas peças, estudar o tecido e a forma como foram feitas todas as vestimentas da rainha. Por curiosidade, saibam que o vestido de noiva e o que a rainha usa no dia da morte de seu marido ainda estão lá.
Ao todo, foram 3 meses de estudos e 3 meses de produção. Sandy diz que o mais demorado e elaborado de todo o figurino foi o manto em que a Rainha usa na sua coroação. Com o original em suas mãos, a figurinista decidiu construí-lo do princípio: com um tecido plano tramado com fio metálico. Depois tiveram de tingi-lo mais fielmente possível, além de substituir os bordados pela pintura à mão. Além do desafio em relação aos tecidos: “Se um vestido de veludo foi feito em 1837, ele não será igual ao tecido que encontramos agora, o que quer dizer que o vestido não parecerá o mesmo”.
O que mais impressiona é a riqueza nos detalhes. Isso me deixou muito impressionada. DÊEM UMA OLHADA NOS TRAJES MILITARES, QUE LINDOS! Colocarei as fotos para que vocês entendam o quão lindo ficou o figurino, apesar dos contratempos. :D
Pintura à mão do Manto da Coroação
Na inscrição está o lema da Ordem da Jarreteira (conhecida como Order of the Garter): Honni soit qui mal y pense (Envergonhe-se quem nisto vê malícia... ou algo do tipo). Dá uma olhada nos botões :O . Lindo, né?
Casaco de Albert no dia do casamento
Bordaaaaaaaaaaaados *-*
Mais detalhes
Vestido de noiva da Rainha
Detalhe do vestido
Quem quiser ver mais sobre o figurino, aqui está o Flickr de onde tirei as fotos para o post. CONFIRAM EM ALTA RESOLUÇÃO, VIU? Vale a pena.
Hope you like it :D
Lizi
Fonte:
http://clothesonfilm.com/young-victoria-costume-designer-interview/7769/
http://www.hollywoodreporter.com/news/young-victoria-good-fit-costume-21331